Quintais urbanos como instrumento para educação ambiental e alimentar na cidade de Rondonópolis-MT

 

Autores: Lucas Silva Peixoto, Suzy Hellen Alves Dourado, Ana Luísa Araújo de Oliveira, Reginaldo Vieira da Costa, Jefferson Adriã Reis e Márcio Alessandro Neman do Nascimento.


Resumo: O presente trabalho teve a finalidade de contribuir com a saúde do município de Rondonópolis-MT, utilizando-se de oficinas para estimular a comunidade local a voltar-se para o seu quintal e não limitar somente ao lazer, mas enxergar além. Por meio de oficinas realizadas em uma ação conjunta da Universidade Federal de Rondonópolis e a Estratégia de Saúde da Família no Centro de Referência de Assistência Social, no período de dez/jan de 2018, elas se direcionaram para temas como fitoterapia, alimentos e a prevenção de doenças causadas por arbovírus. Os resultados foram positivos, pois houve uma boa adesão de todos os participantes nas oficinas, na sua maioria formado por mulheres, atingindo o objetivo inicial de promover saúde e qualidade de vida. 


Palavras-chaves: Quintais urbanos. Cidade. Saúde da Família.


Leia o trabalho na íntegra clicando aqui 


PEIXOTO, Lucas Silva; DOURADO, Suzy Hellen Alves; OLIVEIRA, Ana Luisa Araújo de; COSTA, Reginaldo Vieira da; REIS, Jefferson Adriã; NASCIMENTO, Marcio Alessandro Neman do. Quintais urbanos como instrumento para educação ambiental e alimentar na cidade de Rondonópolis-MT. In: OLIVEIRA, Guilherme Antonio Lopes de (Org.). Educação em saúde como um tema transversal. 2.ed. Campo Grande: Inovar, 2020, p. 186-197.

© LEPSI
Maira Gall