Notícias
Mostrando postagens com marcador Notícias. Mostrar todas as postagens

sábado, 22 de maio de 2021

Professor Márcio Neman participa de roda de conversa promovida por CAPsiUFGD

 

No fim da tarde de hoje, o professor Márcio Neman, ao lado de Morgana Moura, participou da mesa redonda intitulada A lógica manicomial e seus atuais meios de perpetuação, organizada pelo Centro Acadêmico de Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados (@CAPsiUFGD) como parte da Semana da Luta Antimanicomial do CAPsi UFGD. Morgana abordou a lógica da política de drogas no Brasil e o professor Márcio discorreu sobre saúde mental, institucionalização e sistema carcerário.


Assista à mesa redonda na íntegra clicando aqui




sexta-feira, 14 de maio de 2021

Coordenador do LEPSI participa da III Semana da Diversidade e Inclusão no Contexto do Sistema Prisional

 

Ontem, dia 13 de maio de 2021, o Prof. Márcio participou como palestrante convidado da III Semana da Diversidade e Inclusão no Contexto do Sistema Prisional, realizada pelo Centro Acadêmico dos Estudantes de Psicologia (@CAEPsi) da Universidade Mackenzie. Em sua fala, A realidade da população LGBTQIA+ no sistema carcerário, o professor abordou temas como o que é a prisão, o que ela representa e que papel desempenha na sociedade; o que pode a Psicologia no Sistema Prisional; a importância de uma Psicologia que considera os elementos socio-histórico-políticos e culturais para a produção de subjetividades e que se posicione de maneira crítica e a favor da diversidade e pluralidade humanas; a Esquizoanálise como posicionamento teórico-metodológico na efetivação de apoio psicossocial; como a LGBTfobia compõe as paisagens psicossociais nas unidades prisionais e atravessam as vivências e experiências de pessoas aprisionadas e funcionários; e como foi a experiência da equipe LEPSI na realização do projeto de extensão (Trans)Ações entre devires e deveres: atendimento psicossocial ampliado com população LGBT em contexto de privação de liberdade, que aconteceu em uma penitenciária masculina do sudeste de Mato Grosso nos anos 2018 e 2019.


Assista à palestra na íntegra clicando aqui



sexta-feira, 2 de abril de 2021

Membros do LEPSI publicam entrevista realizada com estudantes universitárias da UFR

 

Durante o mês de março, os membros da equipe do LEPSI que atuam no projeto de Atendimento Psicossocial e Pedagógico, em parceria com a Supervisão de Assistência Estudantil (SAE) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), realizaram entrevistas com estudantes universitárias de cursos de graduação e pós-graduação da UFR. O objetivo desta ação foi colocar em pauta vivências, experiências e trajetórias acadêmicas de mulheres que compõem a comunidade universitária. Na entrevista, elas falam sobre o ingresso na universidade, aspectos de suas vidas como estudantes, pandemia e inserção da mulher na universidade, entre outros assuntos.


Leia a entrevista completa clicando aqui


domingo, 22 de setembro de 2019

Extensionista do LEPSI apresenta trabalho no X SEREX


No dia 10 de setembro, a estudante de Psicologia Jeyce Caroline Oliveira Camargo apresentou, no X SEREX – Seminário Regional de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste, o trabalho intitulado A Escuta Sensível para Além das Grades: Produzindo Clínica Ampliada e Atendimento a Mulheres em Situação de Privação de Liberdade, que diz respeito a ações extensionistas ligadas ao projeto homônimo, realizado por discentes de Psicologia da UFMT/Câmpus Rondonópolis ligados ao LEPSI.

O trabalho, entre outros tantos submetidos, foi um dos selecionados para representar o câmpus universitário da cidade.

A décima edição do SEREX foi promovida pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão – PROEC e aconteceu na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT/Câmpus Jani Vanini, em Cáceres. O evento contou com a participação de extensionistas de universidades de todo o Centro-Oeste e, por meio do tema “Extensão Universitária, uma ação que transforma a sociedade”, debateu as práticas de Extensão Universitária desenvolvidas por instituições públicas da região.  


Jeyce Caroline Oliveira Camargo com o avaliador, o pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência Prof. Dr. Fernando Tadeu de Miranda Borges

Jeyce é a quarta pessoa em pé, da esquerda para a direita

Jeyce aproveitando a visita à Cáceres para fazer turismo

No evento, Jeyce conheceu várias pessoas

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Integrantes do LEPSI ministram roda de conversa com participantes do Recanto dos Idosos


Aconteceu na tarde de hoje, no Recanto dos Idosos, em Rondonópolis, uma atividade psicossocial em formato de roda de conversa ministrada por integrantes do LEPSI. A conversa, que teve como plano de fundo a violência praticada contra pessoas idosas, foi um momento de descontração e troca de experiências. O convite para tal atividade veio de Nico Queiróz, diretor da Escola da Assembleia Legislativa de Rondonópolis. Além de um público composto por aproximadamente 35 idosos/as residentes ou ligados/as às atividades desenvolvidas pelo Recanto dos Idosos, estiveram presentes também representantes da Câmara dos Vereadores e da Secretaria do Idoso.


quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Equipe do LEPSI realiza tarde de atividades psicossociais com jovens aprendizes do CIEE

Integrantes do LEPSI realizaram uma roda de conversa e outras atividades psicossociais com adolescentes jovens aprendizes ligados/as ao CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola. A ação, que foi pensada a partir da campanha Setembro Amarelo, surgiu de um convite da assistente social Amanda Lima e aconteceu em uma sala cedida pela UNIC – Universidade de Cuiabá/Campus Rondonópolis. Esta é a segunda vez em que a equipe LEPSI trabalha em parceria com o CIEE, para abordar as discussões colocadas em pauta pela proposta do Setembro Amarelo, uma campanha de combate ao suicídio.

Diante dos fenômenos sociais debatidos nessa campanha, a equipe do LEPSI preparou uma programação para discutir a potência da vida, objetivando promover um espaço de produção de fala e interação entre os/as adolescentes. As discussões giraram em torno de temas como mercado de trabalho, questões e conflitos específicos da adolescência-juventude, relações familiares, machismo, racismo, homofobia, sexualidade, maternidade, religião, empatia, entre outros. Os/as adolescentes trouxeram relatos de suas experiências no trabalho, na escola, com a família e amigos e conversaram entre si, trocando mensagens de positividade e resiliência.


Poema escrito por uma das adolescentes presentes

© LEPSI
Maira Gall